CIRCUITO PORTUGAL E ESPANHA COM ANDALUZIA
21 dias
31 cidades
Café da manhã + 5 refeições
a partir de
€ 4.269
POR PESSOA EM DUPLO
VISITANDO
Lisboa, Óbidos, Nazaré, Fátima, Serra da Estrela, Coimbra, Aveiro, Costa Nova, Guimarães, Braga, Valença, Santiago de Compostela, Porto, Amarante, Peso da Régua, Salamanca, Ávila, Segóvia, Madri, Zaragoza, Barcelona, Valência, Guadix, Granada, Ronda, Setenil de las Bodegas, Olvera, Sevilha, Córdoba, Puerto Lápice e Consuegra.
ITINERÁRIO
- 1° DIA
Chegada a Lisboa
Chegada ao aeroporto de Lisboa, situada na margem norte do rio Tejo e a poucos quilômetros do Atlântico. Recepção e traslado para o hotel (a maioria dos hotéis na Europa aceita a entrada somente após as 14h). Tempo livre.
- 2° DIA
Lisboa
Pela manhã, visita panorâmica por Lisboa, conhecida pela sua luminosidade única e pelo seu charme incomparável. Segundo a lenda, a capital portuguesa foi originalmente construída sobre sete colinas, estendendo-se ao longo do rio Tejo numa paisagem ondulada repleta de edifícios históricos, ruas calcetadas e belíssimos mirantes. Como capital do país, Lisboa foi palco de alguns dos momentos mais importantes da história de Portugal, incluindo 400 anos de ocupação árabe, a florescente época das viagens ultramarinas, o grande terremoto de 1755, o fim da monarquia, os anos da ditadura no século 20 e a revolução pacífica do 25 de abril de 1974. Neste passeio, destacaremos o bairro histórico de Belém, onde estão a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerônimos e a célebre Fábrica dos Pastéis de Belém, onde faremos uma visita com degustação. Tarde e noite livres. Consulte os passeios opcionais do dia.
- 3° DIA
Lisboa
Dia inteiramente livre para atividades de caráter pessoal. Consulte os passeios opcionais do dia.
- 4° DIA
Lisboa > Óbidos > Nazaré > Fátima
Pela manhã, viagem em direção a Óbidos, a “Vila das Rainhas”. Visita a pé pelas estreitas ruas e pequenas praças, a fim de conhecer esta belíssima vila histórica, considerada um dos melhores exemplos de cidadela medieval na Europa. Continuação da viagem para Nazaré, belíssima praia que tem uma das mais antigas tradições de Portugal ligada às artes da pesca. Recentemente, esta cidade chamou a atenção do mundo pelas famosas ondas gigantes, que atraem os amantes de surf de ondas grandes, assim como meios de comunicação social do mundo inteiro. Passeio no famoso elevador. Almoço gastronômico. À tarde, viagem ao Santuário de Fátima, que tem origem nas aparições de Nossa Senhora a três crianças no ano de 1917. Hospedagem e possibilidade de participar ou assistir à Procissão das Velas.
- 5° DIA
Fátima > Serra da Estrela > Sabugueiro > Coimbra
Durante a manhã, viagem pela Covilhã para a Serra da Estrela, a mais elevada montanha de Portugal Continental, cujo ponto mais alto chega a 1.993 metros. Nesta região de rara beleza natural e paisagística vivem os rebanhos de ovelhas que têm contribuído para a economia local, fornecendo lã para a indústria têxtil e leite para o mais conhecido queijo português, o queijo da serra. Continuação para a aldeia serrana de Sabugueiro e almoço gastronômico. A viagem segue para Coimbra, situada nas margens do rio Mondego, capital de Portugal até 1256 e sede da mais antiga Universidade do país. Visita da magnífica Biblioteca da Universidade (sujeita a reconfirmação), seguida de visita panorâmica com destaque para as Repúblicas, o Aqueduto de São Sebastião e o Jardim Botânico.
- 6° DIA
Coimbra > Aveiro > Costa Nova > Guimarães > Braga
Pela manhã, viagem para Costa Nova para fotografar os célebres palheiros listrados (casas tradicionais). Continuação para Aveiro, cidade que se distingue por seus canais navegados por barcos coloridos chamados moliceiros, características que fazem com que Aveiro seja por vezes chamada de Veneza de Portugal. Após a chegada, faremos um passeio em barco moliceiro com degustação de doces tradicionais. Tempo livre para passear e almoçar. À tarde, viajaremos para Guimarães, berço da nacionalidade portuguesa. Passeio a pé pelo centro histórico, tombado pela Unesco. Continuação para Braga.
- 7° DIA
Braga > Santiago de Compostela > Valença > Porto
Neste dia faremos um passeio pelas belíssimas regiões do Minho e da Galiza, na Espanha. Primeiro, viajaremos até Braga, uma das mais antigas cidades de Portugal e destino de excelência do turismo religioso. Subida ao icônico Santuário do Bom Jesus do Monte pelo célebre bondinho movido a água. Em seguida, atravessaremos a bela região do Minho e das Rias Bajas até Santiago de Compostela, centro religioso e de peregrinação, depois da descoberta do túmulo do apóstolo Santiago, no século 9. Chegada e visita guiada pela famosa Catedral que guarda o túmulo do santo. Regresso a Portugal com parada em Valença do Minho, cidade histórica e símbolo das relações transfronteiriças entre Portugal e Espanha, com uma das maiores e mais bem conservadas estruturas militares da Europa. Continuação da viagem para o Porto, conhecida como a “Cidade Invicta” e a segunda maior do país, situada na margem direita do rio Douro.
- 8° DIA
Porto
Pela manhã, visita desta cidade cuja parte antiga está classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco. Destaque para a Avenida da Boavista, o Bairro da Foz, a Torre dos Clérigos, a Avenida dos Aliados e a Igreja da Lapa. Visita pelo interior da Sé Catedral do século 12 e do interior da Estação de São Bento, ricamente decorada com painéis de azulejos. Após travessia para Vila Nova de Gaia, visitaremos uma cave de vinho do Porto com degustação. Consulte os passeios opcionais do dia.
- 9° DIA
Porto > Amarante > Região do Douro > Peso da Régua > Salamanca
Saída em direção a Amarante, terra de São Gonçalo, santo que ficou associado aos casamentos e à fertilidade e, em cuja honra, no primeiro fim de semana de junho, se realiza uma curiosa e secular festa (breve parada). Continuação através da espetacular paisagem do vale do Douro, onde em terreno xistoso cresce a vinha do mais famoso vinho português, o vinho do Porto. Chegada à cidade de Peso da Régua, antigo centro de exportação vinícola. Tempo livre. Continuação da viagem para Salamanca, na Espanha, conhecida como a “Cidade Dourada”, declarada conjunto histórico e Patrimônio da Humanidade pela Unesco em virtude de sua história e dos seus magníficos edifícios dos séculos 16, 17 e 18, possuindo o melhor conjunto espanhol de arquitetura renascentista.
- 10° DIA
Salamanca > Ávila > Segóvia > Madri
Pela manhã, passeio guiado nesta cidade universitária, onde se destacam as Catedrais Nova e Velha e a magnífica Plaza Mayor, construída pelo rei Filipe V e considerada a mais bela de toda a Espanha. Saída para Ávila. Vista panorâmica desta cidade rodeada por 2.500 metros de muralhas medievais e terra natal de Santa Teresa de Jesus, fundadora das Carmelitas Descalças e Doutora da Igreja. Continuação para Segóvia, cidade tombada pela Unesco e célebre por seu aqueduto romano. Almoço gastronômico. Continuação da viagem para Madri, capital espanhola com mais de 3 milhões de habitantes, situada no centro geográfico do país. Hospedagem e tempo livre.
- 11° DIA
Madri
Visita panorâmica pela cidade de Madri com guia local, percorrendo os seus principais bairros e monumentos: Passeio da Castellana, Estádio Santiago Bernabéu, Praça Cibeles, Passeio do Prado com seu famoso museu, antiga estação ferroviária de Atocha, Parque do Retiro, Praça de Touros de Las Ventas, considerada a mais bela da Espanha, e a Praça do Oriente, com o Palácio Real, o Teatro da Ópera e a estátua de Filipe IV. Tarde e noite livres. Consulte os passeios opcionais do dia.
- 12° DIA
Madri
Dia livre para atividades de caráter pessoal. Sugerimos uma visita ao Museu do Prado, mundialmente conhecido pela sua coleção de pintura, ou ao Palácio Real, antiga residência
dos monarcas espanhóis, hoje transformado num magnífico museu. À tarde, sugerimos uma visita ao Museu Reina Sofia.
- 13° DIA
Madri > Zaragoza > Barcelona
Saída em direção a Zaragoza, capital da região de Aragão, localizada nas margens do rio Ebro. Tempo livre para almoço e para visita à famosa Basílica da Virgem do Pilar, joia da arte barroca. Após o almoço, continuação através do planalto central, em direção à belíssima região da Catalunha. Chegada a Barcelona e hospedagem.
- 14° DIA
Barcelona
Pela manhã, visita guiada pela capital catalã e segunda maior cidade da Espanha, famosa por sua história milenar, arte e arquitetura. Durante o passeio destacaremos: Praça de Espanha, Montjuic, com parada em um dos mirantes, Praça da Catalunha, principal artéria comercial da cidade, as famosas Casas Millá (La Pedrera) e Battló, Sagrada Família (parada e visita exterior), Porto Olímpico e Barceloneta, Porto Velho e o monumento a Cristóvão Colombo. Tarde e noite livres. Consulte os passeios opcionais do dia.
- 15° DIA
Barcelona
Dia inteiramente livre na capital catalã para compras ou visitas de gosto pessoal. Consulte os passeios opcionais do dia.
- 16° DIA
Barcelona > Valência
Saída para Valência, terceira maior cidade espanhola, fundada pelos romanos no ano de 138 a.C. com o nome de Valentia Edetanorum. Valência é conhecida por sua excelente gastronomia, onde os pescados e o famoso arroz ou paella valenciana têm um lugar muito importante. As festas também têm grande destaque, como se pode comprovar com as Fallas, que ocorrem no mês de março. Almoço livre. À tarde, visita guiada pela cidade, com destaque para a Cidade das Artes e das Ciências e para a Catedral, onde se encontra o Santo Graal, cálice utilizado por Jesus Cristo na Última Ceia. À noite, teremos uma experiência gastronômica especial com jantar incluído, na qual terá a possibilidade de preparar e comer a sua própria paella.
- 17° DIA
Valência > Granada
Pela manhã, viajaremos através de uma das regiões mais férteis da Espanha no que diz respeito à produção de frutas e legumes. Passagem junto da cidade de Múrcia e entrada na Andaluzia, que foi colonizada pelos fenícios por volta do ano 1000 a.C., dominada por cartagineses, romanos e, finalmente, pelos muçulmanos até 1492. Chegada a Guadix, pitoresca cidade conhecida por suas famosas casas caverna habitadas desde tempos primitivos, onde seremos transportados para a época dos “Flintstones”. Almoço típico incluído. À tarde, conheceremos o Museu das Cavernas e da Cerâmica, uma fantástica visita ao mundo pré- histórico. Continuação para Granada e visita guiada pelo complexo do Alhambra, construído entre os séculos 13 e 16, no alto de uma colina onde habitava o monarca da dinastia Nasrida e a corte do reino de Granada. Constituído por muralhas, jardins e áreas de habitação e de lazer, o Alhambra constitui um singular testemunho da história e cultura árabes na Península Ibérica, tendo sido o último reduto muçulmano a ser conquistado pelo exército dos reis católicos em 1492 (a visita aos interiores
do palácio está sujeita a reconfirmação).
- 18° DIA
Granada > Ronda > Pueblos Blancos > Sevilha
Após o café da manhã, saída através da rota dos povoados brancos, uma série de vilarejos pintados de branco, espalhados pelas surpreendentes serras das províncias de Cádiz e Málaga, cada um mais apaixonante que o outro. Chegada a Ronda, cidade dramaticamente localizada no topo de um desfiladeiro profundo, o qual separa a cidade nova, fundada aproximadamente no século 15, da cidade velha, que data da ocupação árabe. Visita guiada e almoço livre. À tarde, continuação da viagem através de mais dois povoados: Setenil de las Bodegas e Olvera. Chegada a Sevilha, a bela capital andaluza, situada nas margens do rio Guadalquivir e que foi uma das cidades mais ricas da Europa, devido ao rico monopólio das trocas comerciais da Espanha com o novo mundo.
- 19° DIA
Sevilha
Pela manhã, visita guiada desta encantadora cidade onde destacaremos: Parque Maria Luísa com a Praça de Espanha, Catedral, maior edifício gótico do mundo (entrada e visita) e onde está o túmulo de Cristóvão Colombo, Giralda, antigo minarete da mesquita mais tarde transformado em torre sineira da Catedral, e o fascinante bairro judeu de Santa Cruz, onde viveu Murillo. Tarde e noite livres. Convidamos os clientes a conhecerem o outlet de Sevilha onde terão tempo livre para almoço e compras.
- 20° DIA
Sevilha > Córdoba > Rota de Don Quixote > Madri
Saída para Córdoba, localizada nas margens do rio Guadalquivir e notável pela sua atmosfera mourisca, com ruelas estreitas e típicas casas com seus pátios andaluzes. Visita da Mesquita-Catedral, principal mesquita islâmica na Península Ibérica até a tomada da cidade pelos cristãos em 1236. Continuação para Madri através de Valdepeñas, região de vinhedos que produz um excelente vinho com Denominação de Origem, Puerto Lápice e Consuegra, dois povoados históricos imortalizados por Cervantes na sua obra-prima D. Quixote de La Mancha. Chegada a Madri, capital espanhola com mais de 3 milhões de habitantes, situada no centro geográfico do país. Hospedagem e tempo livre.
- 21° DIA
Saída de Madri
Os serviços de hotel terminam com o café da manhã (o quarto poderá continuar ocupado até as 10h ou 12h, conforme as normas de cada hotel). Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto. Boa viagem de volta.
NOTA: Os passeios panorâmicos terminam no centro das cidades de forma a potenciar o aproveitamento dos tempos livres. Passeie ao seu ritmo, desfrute daquele restaurante sugerido por seu guia ou visite um monumento ou museu ao seu gosto. Mais tarde regresse ao hotel em horário da sua preferência (o regresso será por conta do passageiro).