GRANDE TOUR DA FRANÇA
21 dias
35 cidades
Café da manhã + 4 refeições
a partir de
€ 5.645
POR PESSOA EM DUPLO
VISITANDO
Paris, Épernay, Reims, Verdun, Metz, Estrasburgo, Haut-Koenigsbourg, Ribeauvillé, Riquewihr, Colmar, Beaune, Lyon, Avignon, Valensole, Nice, Mônaco, Saint-Paul-de-Vence, Cannes, Cassis, Marselha, Montpellier, Parque Natural da Camarga, Carcassonne, Toulouse, Lourdes, Bordeaux, Chenonceau, Tours, Vitré, Rennes, Monte Saint Michel, Saint Malo, Rennes, Praias do Desembarque e Rouen.
ITINERÁRIO
- 1° DIA
Chegada a Paris
Chegada ao aeroporto de Paris, capital da França. Recepção e traslado para o hotel (a maioria dos hotéis na Europa aceita a entrada somente após as 14h). Tempo livre.
- 2° DIA
Paris
Pela manhã, visita panorâmica pela cidade com guia local, com destaque para os Grandes Boulevards, a Praça da Concórdia, construída no tempo de Luís XV, os Champs Élysées, o Arco do Triunfo, onde se encontra o túmulo do soldado desconhecido, a Ópera, um dos maiores teatros do mundo, a Madeleine, o Quartier Latin etc. Almoço incluído. À tarde, passeio em Montmartre, bairro boêmio de Paris e ponto de encontro de artistas e intelectuais. No seu ponto mais alto encontra-se a famosa Basílica do Sagrado Coração, construída em mármore travertino em estilo românico-bizantino. Tempo livre. À noite, sugerimos um passeio em bateau-mouche para conhecer a cidade iluminada (opcional).
- 3° DIA
Paris
Dia livre para viver mais Paris. Visite os seus monumentos, os museus do Louvre e d’Orsay, os modernos centros de La Villette e Georges Pompidou, passeie pelos seus bairros mais famosos e usufrua do seu espetacular comércio. Aproveite cada dia um pouco mais, do muito que a cidade tem para lhe oferecer. Consulte os passeios opcionais do dia.
- 4° DIA
Paris > Épernay > Reims > Verdun > Metz
Após o café da manhã, saída para a região de Champagne, onde se produz o vinho espumante mais famoso do mundo. Chegada a Reims, cidade onde foi coroado Clóvis I, primeiro rei da França, assim como seus sucessores. Tempo livre para visitar a catedral, joia da arte do gótico francês. Continuação para Épernay, onde visitaremos uma das famosas vinícolas locais, incluindo degustação e almoço gastronômico. À tarde, continuação para Verdun e Beaumont, onde se encontram os antigos campos de batalha da 1a Guerra Mundial, com visita ao impressionante monumento. Continuação para Metz, capital da região da Lorena, situada na confluência dos rios Mosela e Seille.
- 5° DIA
Metz > Estrasburgo
Pela manhã, visita pela cidade com destaque para a magnífica Catedral de Santo Estevão, excelente exemplo do gótico francês, conhecida como a Lanterna de Deus, com seus 6.500 metros quadrados de vitrais, a maior coleção da Europa. Em seguida, continuação da viagem para Estrasburgo, capital da Alsácia e sede do Parlamento Europeu. Almoço livre. À tarde, passeio de trenzinho pelos principais pontos de interesse desta impressionante cidade f ranco-alemã tão característica pelas suas casas de estilo enxaimel. Check-in no hotel e tempo livre.
- 6° DIA
Estrasburgo > Haut- Koenigsbourg > Aldeias Vinícolas da Alsácia > Comar > Estrasburgo
Passeio bate e volta pela região da Alsácia. Primeiro, visitaremos o Castelo de Haut-Koenigsbourg, precioso castelo medieval construído originalmente no século 12, por Frederico II da família Hohenstaufen. Este castelo ergue-se no topo do penhasco Staufenberg, a 757 metros de altitude, e agregou ao longo dos séculos uma função militar e de residência real. Continuação do passeio para as aldeias vinícolas da Alsácia, começando por Ribeauvillé, que produz os famosos Traminner e Riesling. Continuação para Riquewihr, pérola desta região vinícola. Visita a uma cave vinícola da região com degustação. Almoço gastronômico. Viagem segue para Colmar, cidade cujos bairros antigos têm suas ruas calcetadas ladeadas de canais e repletas de edif ícios de estilo enxaimel medievais. Regresso a Estrasburgo.
- 7° DIA
Estrasburgo > Beaune > Lyon
Durante a manhã, viagem em direção a Beaune, pequena cidade encravada no meio de vinhedos centenários, onde o edifício mais emblemático é o famoso Hôtel Dieu, antigo hospital para os mais pobres e carentes, fundado em 1443 por Nicolas Rolin, chanceler da Borgonha. O edif ício deste antigo hospital, com seu célebre telhado com telhas envernizadas, é um dos melhores exemplos da arquitetura borgonhesa do século 15 (entrada e visita). Tempo livre. Em horário a indicar, viagem continua até Lyon, a antiga capital da Gália Romana e atual capital da região da Auvérnia-Ródano-Alpes, segunda maior área urbana da França
- 8° DIA
Lyon
Após o café da manhã, visita guiada desta fantástica cidade, fundada sobre a colina Fourvière como colônia romana em 43 a.C. e que ostenta um patrimônio histórico e monumental riquíssimo, que lhe garantiu o reconhecimento da Unesco. Lyon é também uma das melhores cidades para experimentar a famosa culinária francesa nos restaurantes tradicionais, os bouchons. Durante o passeio, destacaremos o bairro da Velha Lyon, centro histórico da cidade formado por becos e ruelas medievais com arquitetura renascentista, e a Basílica de Notre-Dame de Fourvière, célebre por seus mosaicos coloridos com painéis bíblicos e pela vista deslumbrante da cidade. Tarde e noite livres à disposição.
- 9° DIA
Lyon > Avignon > Valensole > Nice
Pela manhã, viagem em direção à região da Provence. Chegada a Avignon, fascinante cidade dos Papas, com seu monumental palácio, muralhas, torres, igrejas, capelas e a famosa ponte sobre o rio Ródano, que dão à cidade uma atmosfera muito especial. Visita ao Palácio dos Papas (visita áudio-guiada) e tempo livre para almoçar. À tarde, continuação para o Planalto de Valensole, celeiro da região que se estende sobre 80 hectares essencialmente consagrados à cultura da lavanda e dos cereais. Nas viagens com partida entre finais de junho e início de agosto, é possível apreciar os magníficos campos de flores, especialmente lavanda, papoulas e girassóis. Visita à fábrica produtora de essências de lavanda e de produtos derivados. Em horário a indicar, continuação da viagem até Nice, capital da Côte d’Azur.
- 10° DIA
Nice > Mônaco > Saint- Paul-de-Vence > Cannes > Nice
Saída para o Principado do Mônaco, da família Grimaldi e do Príncipe Albert II. No destino, o visitante poderá conhecer as belíssimas paisagens que o mundo admira: os maravilhosos jardins do Cassino, a Condamine, avenida do porto e das corridas de Fórmula 1, o cais com os seus luxuosos barcos ancorados, o Museu Oceanográfico Albert I, a cidade velha com as suas ruelas e pracinhas, contrastando com os altos e modernos edif ícios, a pequena catedral neorromânica e o Palácio Real, uma verdadeira joia medieval. Tempo livre. À tarde, nos dirigimos à linda cidade medieval de Saint-Paul-de- Vence, residência e ponto obrigatório de passagem para artistas e escritores como Matisse, Chagall, Yves Montand ou Simone Signoret. Passearemos por lindas ruelas estreitas e nos deliciaremos com as delicadas lojas e galerias de arte. Por fim, faremos uma breve passagem por Cannes, para admirar o famoso Palácio dos Festivais, onde acontece anualmente o Festival de Cinema em que é atribuída a Palme d’Or. Regresso a Nice.
- 11° DIA
Nice > Cassis > Marselha > Montpellier
Este dia será preenchido com algumas curiosidades. Pela manhã, viajaremos até Cassis, um dos segredos mais bem guardados da Provence. Esta cidadezinha portuária, verdadeiramente encantadora, é tão atrativa no verão como em qualquer outra época do ano: altamente fotogênica, pessoas simpáticas, ótimo ambiente e boa gastronomia. Faremos um passeio de barco para conhecer parte do Parque Nacional das Calanques, que são típicas formações rochosas desta região. Almoço livre e continuação para Marselha. Visita panorâmica desta cidade, com destaque para os exteriores do Palácio Longchamp, a célebre Avenida La Canebière, o porto velho e a Catedral de La Major, construída em estilo neobizantino na segunda metade do século 19. Subida a Notre-Dame de la Garde (sempre que possível), padroeira dos marinheiros e pescadores, e que do alto dos seus 161 metros de altura proporciona o mais belo panorama sobre a capital da Provence e o seu histórico porto. Continuação para o balneário de Montpellier.
- 12° DIA
Montpellier > Parque Natural da Camarga > Montpellier
Após o café da manhã, iniciaremos a visita pelo maravilhoso Parque Natural Regional da Camarga, que se estende ao longo de 85.000 hectares por entre os braços do rio Ródano. A Camarga é um território de planícies, com paisagens que apresentam uma sucessão de arrozais, salinas, lagos e pântanos, onde teremos possibilidade de observar colônias de flamingos rosados, cavalos brancos selvagens e centenas de espécies de aves. Além deste imensurável patrimônio natural, esta região tem também vilas cheias de charme e encanto, como Aigues Mortes e Saintes- Maries-de-la-Mer, cidade pesqueira várias vezes retratada por Van Gogh em suas pinturas. Em horário a combinar, regresso ao nosso hotel em Montpellier. Tempo livre.
- 13° DIA
Montpellier > Carcassone > Toulouse
Pela manhã, viagem para Carcassonne, onde visitaremos sua cidadela medieval, a maior e mais completa de toda a Europa, Patrimônio Mundial desde 1997. Tempo livre para passear. Em horário a indicar, continuação para Toulouse, quarta maior cidade da França, atravessada pelo rio Garonne, e frequentemente denominada de “Cidade Rosa”, devido à cor dos seus edifícios. Toulouse é igualmente um importante centro da indústria aeronáutica. Passeio guiado, com destaque para a Basílica românica de São Saturnino datada dos séculos 11 e 12, ímpar exemplo da arquitetura românica, Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Igreja do Convento dos Jacobinos, que guarda uma relíquia de São Tomás de Aquino, oferecida pelo Papa Urbano V em 1368, e a Praça do Capitólio às margens do rio Garonne.
- 14° DIA
Toulouse > Lourdes > Bordeaux
Breve viagem até Lourdes, localizada na base dos Pirenéus franceses. Tempo livre para conhecer o Santuário de Nossa Sra. de Lourdes, famoso por suas águas de propriedades curativas e que teve origem em 1858, quando Bernadette Soubirous, uma camponesa de 14 anos de idade, assistiu a várias visões da Virgem Maria. Continuação da viagem em direção à região da Aquitânia, onde a indústria vinícola tem um papel relevante. Chegada a Bordeaux e passeio a pé pelo centro histórico, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
- 15° DIA
Bordeaux (Circuito Vinícola)
Dia dedicado a um circuito vinícola completo pela região. Chegada a Saint- Émilion, onde o cultivo das vinhas e a produção do néctar dos deuses remonta à época do Império Romano e oferece uma variedade de vinhos de grande qualidade traduzida em uma mistura hábil de castas, principalmente Merlot com Caberbet Sauvignon e até mesmo Malbec. Passeio panorâmico em trenzinho pelos vinhedos. Em seguida, visita em uma vinícola da região onde será explicado o processo de produção dos vinhos, seguido de degustação. Almoço incluído. Regresso a Bordeaux e visita pela Cidade do Vinho, museu interativo que conta a história do vinho pelo mundo desde os tempos bíblicos, em um projeto modernista de 13.000 m2 que simula o movimento do vinho em uma taça, com uso de vidros e curvas metálicas. Tempo livre.
- 16° DIA
Bordeaux > Castelos do Loire > Tours
Saída em direção à belíssima região dos Castelos do Loire. Chegada a Chenonceau, elegante castelo renascentista, conhecido como o Castelo das Damas, devido às várias proprietárias que ao longo de 400 anos o construíram, embelezaram e cuidaram (visita). Continuação para Tours, cidade de S. Martinho e centro da região do Vale do Loire.
- 17° DIA
Tours > Vitré > Rennes
Após o café da manhã, saída para um pequeno passeio a pé pelo centro de Tours, com destaque para a Basílica onde se encontra o túmulo de São Martinho (entrada sempre que possível) e para a Place Plumereau. Viagem para a região da Bretanha e chegada a Vitré, uma cidadezinha colorida com mais de mil anos de história e famosa por seu imponente castelo medieval do século 11, construído por Robert I de Vitré, sobre um afloramento rochoso. Visita seguida de tempo livre. Continuação para a capital da Bretanha, a cidade histórica e universitária de Rennes. Passeio com o guia pelo centro histórico, reconhecido como um dos mais belos e coloridos de França, famoso por suas casas de estilo enxaimel. Hospedagem e tempo livre.
- 18° DIA
Rennes > Monte Saint- Michel > Saint-Malo > Rennes
Saída em direção à região da Normandia. Chegada ao Monte Saint-Michel, situado no Mar da Mancha, em uma das regiões de marés mais altas do mundo. No ano de 708, foi construída a Abadia de Saint-Michel, a “Maravilha do Ocidente”, que se tornaria um dos maiores centros de peregrinação da Europa medieval (entrada). Continuação para Saint- Malo, cidade portuária com altas muralhas de granito que foi outrora uma fortaleza para corsários. Breve passeio seguido de tempo livre. Regresso a Rennes.
- 19° DIA
Rennes > Praias do Desembarque > Rouen
Saída de Rennes diretamente para as praias da Normandia para visita de alguns dos locais mais históricos do desembarque das tropas aliadas na 2a Guerra Mundial: Omaha Beach e Arromanches, onde se pode apreciar os restos do porto artificial criado pelas tropas, que fizeram parte do desembarque do Dia D. Visita ao Museu do Desembarque. Tempo livre para almoço. Continuação pela costa das praias do desembarque até Honfleur que, com o seu típico porto normando de 1681, atrai turistas de todo o mundo. As suas típicas casas portuárias dos séculos 17 e 18 são listadas como monumentos históricos e a cidade possui curiosamente a maior igreja feita de madeira de toda a França: a Igreja de Santa Catarina. Breve parada e, em horário a combinar, continuação para Rouen, capital normanda.
- 20° DIA
Rouen > Paris
Pela manhã, visita guiada desta histórica cidade, capital da Normandia. Admiraremos o seu magnifico casario medieval com as curiosas casas de estilo enxaimel, o Gros- Horloge e a catedral. Em horário a indicar, viagem para Paris.
- 21° DIA
Saída de Paris
Os serviços de hotel terminam com o café da manhã (o quarto poderá continuar ocupado até as 10h ou 12h, conforme as normas de cada hotel). Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto. Boa viagem de volta.
NOTA: Os passeios panorâmicos terminam no centro das cidades de forma a potenciar o aproveitamento dos tempos livres. Passeie ao seu ritmo, desfrute daquele restaurante sugerido por seu guia ou visite um monumento ou museu ao seu gosto. Mais tarde regresse ao hotel em horário da sua preferência (o regresso será por conta do passageiro).