LISBOA, PORTO E NORTE DE PORTUGAL

9 dias

18 cidades

Café da manhã + 1 refeição

a partir de

€ 1.213

POR PESSOA EM DUPLO

VISITANDO

Lisboa, Fátima, Nazaré, Coimbra, Porto, Travassos, Braga, Guimarães, Gerês, São Bento da Porta Aberta, Soajo, Ponte de Lima, Amarante, Mesão Frio, Régua, Guarda, Belmonte e Covilhã.

ITINERÁRIO

Chegada a Lisboa
Chegada ao aeroporto de Lisboa, situada na margem norte do rio Tejo, a poucos quilômetros do Atlântico. Recepção e traslado para o hotel (a maioria dos hotéis na Europa aceita a entrada somente após as 14h). Tempo livre.

Lisboa
Pela manhã, visita panorâmica em Lisboa, conhecida pela sua luminosidade única e charme incomparável. Segundo a lenda, a capital portuguesa foi originalmente construída sobre sete colinas, estendendo-se ao longo do rio Tejo em uma paisagem ondulada repleta de edifícios históricos, ruas calcetadas e belíssimos mirantes. Como capital do país, Lisboa foi palco de alguns dos momentos mais importantes da história de Portugal, incluindo 400 anos de ocupação árabe, a florescente época das viagens ultramarinas, o grande terramoto de 1755, o fim da monarquia, os anos da ditadura no século 20 e a revolução pacífica de 25 de abril de 1974. Neste passeio, destacamos o bairro histórico de Belém, no qual se situam a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerônimos. Tarde e noite livres. Consulte os passeios opcionais do dia.

Lisboa > Fátima > Nazaré > Coimbra > Porto
Pela manhã, viagem em direção ao Santuário de Fátima, que tem origem nas aparições de Nossa Senhora a três crianças no ano de 1917. Breve visita e tempo livre. Continuação da viagem para Nazaré, belíssima praia que tem uma das mais antigas tradições de Portugal ligada às artes da pesca. Recentemente esta cidade chamou a atenção do mundo pelas famosas ondas gigantes, as quais atraem os amantes de surfe de ondas grandes assim como meios de comunicação social do mundo inteiro. Almoço livre. À tarde, rumaremos a Coimbra, terra natal de seis Reis e capital de Portugal até 1256, além de sede da mais antiga universidade do país, fundada no século 13. Na chegada, passeio panorâmico no qual veremos o rio Mondego, a Rua de Sofia, os edifícios da universidade, o Aqueduto de São Sebastião e o Jardim Botânico. Visita do Mosteiro de Santa Cruz, fundado pelo primeiro rei de Portugal em 1131 e onde teria funcionado a primeira escola pública do país. Continuidade para a cidade do Porto, situada na margem direita do rio Douro e segunda maior cidade do país. Hospedagem.

Porto
Pela manhã, visita desta cidade cuja parte antiga está classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco. Destaque para a Avenida da Boavista, o Bairro da Foz, a Torre dos Clérigos, a Avenida dos Aliados e a Igreja da Lapa. Após travessia para Vila Nova de Gaia, visita e degustação em uma cave de vinho do Porto. Consulte os passeios opcionais do dia.

Porto > Braga > Travassos (Museu do Ouro) > Guimarães
Após o café da manhã, saída para a região do Minho, famosa por suas paisagens verdes nas quais predominam as pequenas propriedades plantadas de vinhedos e milho. Chegada a Braga e subida ao idílico Santuário do Bom Jesus do Monte no célebre bondinho de 1882 movido a água. Em seguida, continuaremos em direção ao centro da cidade onde faremos um breve passeio a pé contemplando a Praça da República, os lindos Jardins de Santa Bárbara, a histórica Rua do Souto e a célebre Sé de Braga, a mais antiga Catedral de Portugal. Continuação para Travassos, “aldeia-oficina” na qual quase todas as famílias estão ou estiveram ligadas à atividade da ourivesaria, e visita do Museu do Ouro, que nos permitirá conhecer o método de produção da famosa filigrana portuguesa. Prosseguimento para Guimarães, cidade-berço da Nação, onde nasceu o rei D. Afonso Henriques e primeira capital do país. Chegada a Guimarães e almoço livre. De tarde, parada junto ao Castelo e à Capela de São Miguel, e em seguida passeio a pé pelo centro histórico, Patrimônio da Humanidade, no qual destacamos a Praça de São Tiago e a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. Hospedagem.

Guimarães > São Bento da Porta Aberta > Soajo > Ponte de Lima > Guimarães
Saída em direção à belíssima região do Minho, na qual conheceremos o Parque Nacional da Peneda-Gerês, único com categoria de parque nacional em Portugal, e no qual se preserva a riqueza do solo, da água, da flora, da fauna e da paisagem, bem como as atividades humanas tradicionais. Este parque se situa no extremo noroeste de Portugal, na divisa com a Espanha, e foi considerado Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco. Chegada ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, segundo santuário mais visitado de Portugal, depois de Fátima, localizado em um cenário idílico entre florestas e lagoas. Tempo livre. Continuação para a Vila de Soajo, na qual conheceremos o célebre conjunto de espigueiros tradicionais em granito, utilizados para o armazenamento de cereais. Almoço em restaurante local. À tarde, viagem segue para Ponte de Lima, vila histórica situada nas margens do rio Lima fundada pela Condessa D. Teresa e reconhecida pela produção e qualidade de seu vinho Verde (degustação). Breve passeio a pé. Regresso a Guimarães. Hospedagem.

Guimarães > Amarante > Mesão Frio > Régua > Guarda
Viagem em direção à região de Trás-os-Montes. Chegada em Amarante, cidade de São Gonçalo, santo que ficou associado aos casamentos e à fertilidade e em cuja honra, no primeiro fim de semana de junho, se realiza uma curiosa e secular festa (parada e visita da igreja). Continuação por Mesão Frio, através da espetacular paisagem do Vale do Douro, onde em terreno xistoso cresce a vinha do mais famoso vinho português, o vinho do Porto. Chegada a Peso da Régua, antigo centro de exportação vinícola. Continuação para a região da Beira Alta e chegada em Guarda, cidade mais alta de Portugal com 1.056 metros de altitude. Passeio guiado pelo centro histórico no qual destacamos a Catedral (entrada) e a antiga judiaria. Visita de uma vinícola regional da Beira Interior (degustação). Hospedagem.

Guarda > Belmonte > Covilhã > Lisboa
Saída em direção à região da Serra da Estrela, a mais alta montanha de Portugal continental, cujo ponto mais elevado chega a mais de 1.990 metros. Os rebanhos que vivem nesta região têm contribuído para a economia local fornecendo lã para a indústria têxtil e leite para o mais conhecido queijo português, o queijo da serra. Chegada a Belmonte, berço de Pedro Álvares Cabral, e visita ao Museu dos Descobrimentos, para conhecer um dos mais importantes momentos da história das viagens marítimas: a chegada ao Brasil. Em seguida, visitaremos a Igreja de Santiago, que guarda o Panteão da Família Cabral. Continuação para a Covilhã, importante centro da indústria dos lanifícios, berço do diplomata e explorador Pêro da Covilhã, e cidade na qual o Marquês de Pombal construiu no século 18 a Real Fábrica dos Panos. Tempo livre. À tarde, continuação da viagem para Lisboa. Hospedagem. Chegada e hospedagem. Consulte os passeios opcionais do dia.

Saída de Lisboa
Os serviços do hotel terminam com o café da manhã (o quarto poderá continuar ocupado até as 10h ou 12h, conforme as normas de cada hotel). Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto. Boa viagem de volta.

NOTA: Os passeios panorâmicos terminam no centro das cidades de forma a potenciar o aproveitamento dos tempos livres. Passeie ao seu ritmo, desfrute daquele restaurante sugerido por seu guia ou visite um monumento ou museu ao seu gosto. Mais tarde regresse ao hotel em horário da sua preferência (o regresso será por conta do passageiro).

*imagens meramente ilustrativas.